Rio Negrinho / SC - 19/10/2017

Colombo apresenta Fundam 2 para prefeitos do Planalto Norte

Data de inclusão: 18/05/2017 19:31

O governador Raimundo Colombo apresentou na tarde de quarta-feira, 17, na Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), em Mafra, a segunda edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam). Essa edição prevê investimento de R$ 700 milhões, nos 295 municípios e será lançado no segundo semestre deste ano. Da Prefeitura de Rio Negrinho estiveram presentes a secretária de Planejamento Marlete Schroeder e pelo secretário de Administração Wilson Veiss.

Os 10 prefeitos da região, presentes no encontro, conheceram como vai funcionar a segunda edição do programa e o balanço do que foi realizado na primeira. Os secretário executivos regionais das ADRs Canoinhas, Aloísio Francisco Salvatti, e Mafra, Abel Schroeder, também participaram do encontro. “Todos os prefeitos puderam falar. Tem muitas coisas que a gente vai aperfeiçoar e melhorar. Foram boas as sugestões, inclusive em relação ao Badesc, com os juros que estavam altos e nós vamos corrigir. Eu não tenho dúvida que será um grande sucesso porque vai ajudar Santa Catarina a ficar mais forte e vencer mais rápido a crise”, disse o governador.

Em mais essa etapa do programa, os investimentos poderão ser aplicados em várias áreas, com decisão de cada prefeitura e sem a obrigatoriedade de contrapartidas do município. Depois de lançado, as equipes das prefeituras farão um trabalho em conjunto com as ADRs na elaboração dos projetos, dentro das características previstas para depois apresentar aos gestores do programa.

Na primeira edição foram disponibilizados R$ 606 milhões, entre as cidades catarinenses de forma criteriosa, objetiva e apartidária, nas áreas de infraestrutura (logística e mobilidade urbana); construção e ampliação de prédios nas áreas de educação, saúde e assistência social e nas áreas de desporto e lazer; saneamento básico; aquisição de equipamentos, veículos e materiais destinados aos serviços de saúde e educação e aquisição de máquinas e equipamentos rodoviários novos, fabricados em território nacional.

Foram 453 convênios assinados que possibilitaram a aquisição de 976 equipamentos, máquinas e veículos, 56 obras realizadas e 1.358 ruas pavimentadas, que correspondem a 538 quilômetros lineares.

No Planalto Norte foram disponibilizados R$ 20,2 milhões e já repassados R$ 18,8 milhões com investimentos em infraestrutura, construção de ginásio de esportes e de centro de eventos e aquisição de máquinas, equipamentos e veículos.

O mesmo encontro vai ser realizado em outras associações de municípios com a participação do governador Raimundo Colombo e equipe técnica, para tratar da formatação das regras da nova edição do Fundam. O gerenciamento e o controle do programa devem ficar com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a exemplo do que ocorreu na primeira edição.

Colombo apresenta Fundam 2 para prefeitos do Planalto Norte
Nosso endereço