Rio Negrinho / SC - 23/11/2017
Facebook

Notícias

Cultura

Histórias de Rio Negrinho contadas por José Kormann

Data de inclusão: 17/05/2017 14:20

A 15ª Semana de Museus de Rio Negrinho tem promovido inúmeras atividades, dentre elas, a contação de histórias do município feita pelo professor e historiador José Kormann. O público prestigiou as histórias contadas por Kormann na terça-feira (16) no auditório do Centro de Excelência Evaristo Stoeberl. Para o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Adilson Figueiredo, as histórias de Rio Negrinho são encantadoras e envolvem o público. “Tivemos um público bem seleto na noite de terça-feira, muitos ex-alunos do professor Kormann, pessoas que gostam dessa nostalgia, que apreciam a história”, destacou Figueiredo.

Kormann falou sobre lendas do município, como o “Cabeza de Vaca”. A história conta que os primeiros europeus a passarem por terras onde hoje se encontra Rio Negrinho: em 1523 o português Aleixo Garcia e em 1541, o espanhol Don Alvar Nuñes Cabeza de Vaca e seus homens. Ambos interessados nos tesouros incaicos dos altiplanos andinos que poderiam ser alcançados através do caminho do Peabiru, rota conhecida dos nossos indígenas brasileiros que lhes serviam de guia.

Além disso, o professor contou muitas histórias trágicas e interagiu com o público, que fez perguntas e o direcionou para quais histórias queriam ouvir. Kormann recebeu o Certificado de Amigo da Cultura, como forma de agradecimento pela participação. “Criamos um vínculo com o professor para que ele faça parte do grupo de estudos que estamos montando para fazer um levantamento de casas antigas que temos no município. É um trabalho para identificar o patrimônio material e imaterial, que são saberes e conhecimentos próprios da cidade”, concluiu Adilson.

Até o próximo dia 21 de maio, acontecem apresentações musicais em diversos pontos da cidade, além de exposição de fotos que retratam histórias de Rio Negrinho no Museu Carlos Lampe, que terá um espaço para a “Selfie Self no Museu”, onde a comunidade faz a fotografia e posta nas redes sociais com a hashtag #eunomuseu e #semanamuseus2017.

A 15ª Semana de Museus de Rio Negrinho é uma realização da Prefeitura, Fundação de Cultura, Museu Carlos Lampe, Arquivo Histórico e apoio do Grupo Escoteiro Arnaldo de Almeida Oliveira.

 

JOSÉ KORMANN

Filho de Alois e Francisca Kormann, José Kormann é formado em História e tem doutorado pela Universidade de León e pós-graduado em pedagogia e psicologia educacional. No ano de 2002 tornou-se doutor em história, defendendo a sua tese na Espanha, onde foi condecorado com a menção com distinção e louvor.

Tem cerca de 20 livros publicados, sendo dez sobre a região do norte catarinense, entre eles: Rio Negrinho Que Eu Conheci – 1980; O Histórico da Estrada Dona Francisca – 1989; Volta Grande – 2002; O Tronco Zipperer – 2005; História de Rio Negrinho - 2012 e outros relacionados com psicologia.

Além de professor já foi secretário e vice-prefeito de Rio Negrinho e, em 2004, foi o vereador mais votado em São Bento do Sul. É também membro da Academia Parano-Catarinense de Letras.

Imagens relacionadas

Histórias de Rio Negrinho contadas por José Kormann
Histórias de Rio Negrinho contadas por José Kormann
Histórias de Rio Negrinho contadas por José Kormann
Histórias de Rio Negrinho contadas por José Kormann
Nosso endereço
Av. Richard S. de Albuquerque, 200
Bairro: Centro Cívico
Rio Negrinho / SC
CEP: 89.295-000
Telefone
(47) 3646-3600
Prefeitura de Rio Negrinho