Rio Negrinho / SC - 28/07/2017

Sala de Cinema marca a terça-feira no Caps

Data de inclusão: 16/05/2017 17:00

As atividades da Semana da Luta Antimanicomial seguem sendo realizadas em Rio Negrinho em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. No Caps (Centro de Atenção Psicossocial de Rio Negrinho), estão sendo realizadas atividades desde segunda-feira (15), quando aconteceram atividades físicas com a professora Eliane Ribeiro, da Fundação Municipal de Esportes (FME). Já nesta terça-feira (16), os pacientes do Caps participaram da Sala de Cinema, com a apresentação do filme “Nise, o Coração da Loucura”, às 9 horas e às 13 horas.

Na quarta-feira (17) será realizada a Conferência Regional de Saúde da Mulher, na Sociedade Musical, e em função do evento o Caps estará fechado. Na quinta-feira (18) acontece a Feira de Artesanato na Praça do Avião Tenente Oldegard Olsen Sapucaia, das 8h30 às 11h30. E na sexta-feira (19), os pacientes farão um passeio no Mosteiro Trapista Nossa Senhora da Boa Vista, com saída às 13 horas do Caps, e retorno às 16h30.

O Caps realiza atendimento as pessoas portadoras de transtornos mentais graves, persistentes e instáveis. Depois de estabilizados, essas pessoas devem ser encaminhadas para continuidade do acompanhamento na rede de Atenção Básica.

O município de Rio Negrinho atua desde novembro de 2007 trabalhando na modalidade “porta aberta”. O Caps conta com equipe interdisciplinar completa e atende das 07h30 ás 16h30 sem fechar para almoço. Atende em média 250 pacientes. O Caps conta com consultas com médico psiquiatra, oficinas terapêuticas, grupos terapêuticos, atendimentos psicológicos individuais e grupais; visitas domiciliares; reunião de equipe e reunião familiar, matriciamentos e medicação supervisionada.

Dia Nacional

O dia 18 de maio marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esta data, instaurada em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema "Por uma sociedade sem manicômios" e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Seus objetivos são, desde então, propor não só mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”. É tempo de comemorar! Mas também é tempo de ficar atento para que conquistas históricas não vivam retrocessos e nos envergonhem enquanto sociedade, enquanto cidadania.

Sala de Cinema marca a terça-feira no Caps
Nosso endereço