Rio Negrinho / SC - 21/09/2017

Educação reestrutura Oficinas Pedagógicas

Data de inclusão: 08/05/2017 14:01

Aulas de dança, teatro, tênis de mesa, futsal e natação passarão a fazer parte da rotina de alunos da rede municipal de ensino de Rio Negrinho. A proposta de reestruturação das Oficinas Pedagógicas, proposta pela Secretaria Municipal de Educação, é aplicar o programa pelo menos duas vezes por semana nas escolas, com 45 minutos cada aula. O principal objetivo é oportunizar a prática de atividades educacionais, esportivas e artísticas no contraturno escolar, tendo em vista contribuir com a formação integral do educando.

Responsável pelo projeto das Oficinas Pedagógicas, Jenice Aparecida dos Santos, chefe de divisão da Iniciativa Esportiva e Artística, explica que as Oficinas serão ministradas em todas as escolas da Rede Municipal, exceto as escolas que trabalham em período integral e as que não têm estrutura para receber as oficinas. “Nós divulgamos no blog da Educação e também nas escolas, um edital para a inscrição dos projetos efetivos que tenham interesse em participar do projeto. E os próprios professores vão escrever as diretrizes que serão aplicadas no programa, cumprindo com a proposta de reescrever o projeto”, explicou Jenice.

Além disso, todos os alunos receberam uma relação para escolherem cinco de 12 oficinas oferecidas. E as mais escolhidas foram: natação, tênis de mesa, futsal, dança e teatro. Dependendo da estrutura da escola, a instituição poderá trabalhar com até três oficinas por semana. O projeto da banda na escola passará a ter uma ampliação dentro das oficinas.

De acordo com Jenice, as oficinas devem começar até o início da semana que vem. “Assim que os professores contratados em caráter temporário assumirem as aulas dos efetivos, poderemos aplicar as oficinas”, destacou. O número de alunos que optaram em participar de alguma oficina foi muito grande, o que demonstra o interesse do estudante em permanecer mais tempo dentro da escola.

Para entender como funciona a escolha de aulas por parte dos professores, a responsável pelo projeto explica que o professor efetivo que tem 40 horas pode optar por até 20 horas para trabalhar nas oficinas. Já o professor efetivo que tem 20 horas, pode optar por até 10 horas nas oficinas. A única exceção é para as aulas de natação, onde o professor pode optar pelas 40 horas nas oficinas.

Educação reestrutura Oficinas Pedagógicas
Nosso endereço