Rio Negrinho / SC - 29/04/2017
Facebook

Notícias

Cultura

Rio Negrinho integra Conselho de Gestores de Cultura

Data de inclusão: 12/04/2017 12:32

O Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (Congesc), se reuniu nesta segunda-feira, dia 10, na sede da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), em Florianópolis, para tratar de uma série de assuntos relacionados à cultura e ao andamento das atividades previstas pelo Congesc para o período. A reunião foi conduzida pela presidente do Congesc, secretária de Cultura de Chapecó Roselaine Vinhas, mediada também pela assessora em Turismo e Cultura da Fecam, Raquel Pedroso Rodrigues. Durante o encontro foi eleita ainda nova diretoria do Congesc, que conta com a presença do diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura de Rio Negrinho, Adilson Figueiredo de Andrade.

O primeiro tema da pauta da reunião tratou da situação dos municípios no Sistema Nacional de Cultura – SNC, e as ações da Fecam, associações e do próprio Congesc para implementação do SNC nos municípios. Apesar de Santa Catarina ocupar uma posição de destaque se comparada aos demais estados da federação, há muitos municípios com documentações pendentes para a efetivação da adesão ao SNC, e muitos outros sequer iniciaram os procedimentos de adesão. Ficou estabelecido que a Fecam e as associações de municípios farão o contato individualmente com os municípios que ainda não aderiram ao SNC e auxiliarão para que os mesmos tomem as devidas providências, em caso de os municípios concordarem com a adesão.

O segundo tema da pauta foi a análise das 21 regiões do Estado, de acordo com a divisão por associações, para verificar quais ainda não possuem o colegiado regional de cultura. Estabeleceu-se um cronograma de visitas de membros do Congesc a estas regiões no sentido de impulsionar e promover a implantação dos referidos colegiados, que tem sido instrumentos de desenvolvimento e planejamento para a cultura em âmbito municipal e regional. As pessoas a fazerm as visitas e as regiões contempladas já foram estabelecidas. Resta apenas definir as datas.

O grupo de gestores também debateu acerca da revisão do Regimento Interno da entidade e já definiu até quais os pontos a serem alterados, mas deixou para efetivar as alterações no próximo encontro, a fim de ampliar a discussão das alterações durante o VII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, que acontece de 10 a 12 de maio, em Treze Tílias.

Outro tema importante da pauta foi a eleição do novo comitê gestor para 2017/2018. A presidente Roselaine Vinhas, que acumula também a presidência do Conselho Estadual de Cultura agradeceu pelas manifestações de recondução ao cargo, mas pelo espírito de alternância solicitou sua saída.

 

Nova diretoria

A escolha da nova diretoria se deu de forma consensual e ficou definida assim:

Presidente: Nívea Maria da Silva Bücker – Município de Bombinhas (Amfri)

Vice-presidente: Jaime Luis – Passo de Torres (Amesc)

Secretário: Juarez Fogaça – Cocal do Sul (Amrec)

Secretária-adjunta: Viniane Bueno – Canoinhas (Amplanorte)

Coordenador de comunicação: Adilson Figueiredo de Andrade – Rio Negrinho (Amunesc)

Coordenador de formação: Oladimir Odi Rese – Ipira (Amauc)

Imagens relacionadas

Rio Negrinho integra Conselho de Gestores de Cultura
Rio Negrinho integra Conselho de Gestores de Cultura
Nosso endereço
Av. Richard S. de Albuquerque, 200
Bairro: Centro Cívico
Rio Negrinho / SC
CEP: 89.295-000
Telefone
(47) 3646-3600
Prefeitura de Rio Negrinho