Rio Negrinho / SC - 28/06/2017
Facebook

Notícias

Gabinete

Prefeito apresenta projetos e metas para otimizar a gestão pública

Data de inclusão: 11/04/2017 16:35

O prefeito Julio Ronconi reuniu na manhã desta terça-feira, no auditório do Centro de Excelência Evaristo Stoeberl, secretários, diretores e chefes de divisão da Prefeitura de Rio Negrinho. Durante o encontro, ele apresentou o primeiro pacote de metas e ações que pretende implantar em curto/médio prazo no município. Todas as ações norteiam o desenvolvimento econômico da cidade e a redução de custos da Administração Pública, com o objetivo de otimizar os recursos e obter melhores resultados. Ainda durante o encontro, Julio apresentou as três especialistas em gestão pública que atuarão em Rio Negrinho, através do projeto Qualifica, executado pela Fundação Escola de Governo (ENA), vinculada à Secretaria de Estado da Fazenda. Apenas nove cidades catarinenses integram o projeto inédito, em que abriram mão de cargos comissionados, que poderiam ser ocupados por indicações políticas, para receberem especialistas em gestão pública.

Julio abriu a reunião falando dos projetos e metas de curto e médio prazo de sua gestão, elaborados ao longo os primeiros 100 dias de governo. Um deles é a aquisição e instalação de Painel Eletrônico, chamado de “Painel da Transparência”. “Através do painel da transparência pretendemos divulgar de maneira clara e fácil as ações que são desenvolvidas no município, bem como as receitas e gastos públicos”, explicou o prefeito.

Outro projeto é o recadastramento imobiliário e georreferenciamento, em que será feito o levantamento de toda a planta imobiliária de Rio Negrinho, com o objetivo de incrementar a arrecadação municipal com o IPTU. Também foi apresentado o projeto de digitalização de toda a documentação da Prefeitura. “Queremos a desburocratização, transparência e agilidade no trâmite dos processos internos da Prefeitura de Rio Negrinho”, explicou o prefeito. Um dos destaques da apresentação foi a implantação do Observatório de Gestão, que trata-se de um sistema de acompanhamento em tempo real de indicadores em todas as áreas da Administração Pública, que poderão ser observados através de um grande painel.

Na área educacional, Julio apresentou o projeto Educação para o Mundo do Trabalho, que visa desenvolver nos adolescentes e jovens o “sentimento de pertencimento”, que na visão do prefeito, é o grande desafio da nossa região. “Se oportunizarmos aos adolescentes, desenvolvimento da criatividade, empreendedorismo, acesso a cursos técnicos e profissionalizantes mais cedo nas suas vidas, a chance de terem seus negócios ou estar vinculados aos existentes é muito grande”, apontou Julio. Conforme ele, pelo projeto será incluído na grade curricular a partir de 2018 matérias como Civismo, Robótica, Orientação profissional e Empreendedorismo.

 

Medidas de economia

Durante sua apresentação, Julio citou ações que já estão sendo desenvolvidas e outras que serão aplicadas, como o registro de ponto eletrônico para todos os funcionários públicos municipais, o gerenciamento das férias, a concentração da liberação de todas as despesas no Gabinete do Prefeito, como medida de controle e eficácia, maior rigor nas origens e justificativas de pagamentos, o acompanhamento na elaboração dos projetos para evitar desperdícios e aditivos, a liberação de diárias diretamente no Gabinete, o controle de frota e de rodagem e o estímulo a ampla concorrência entre os fornecedores da Prefeitura.

 

Especialistas em Gestão Pública

Ao final, Julio falou sobre o projeto Qualifica, executado pela Fundação Escola de Governo (ENA), vinculada à Secretaria de Estado da Fazenda. O projeto visa qualificar a administração pública municipal, por meio da contratação de uma equipe de profissionais técnicos, que auxiliará o prefeito nas ações locais.  Dentro da proposta de aprimorar a gestão municipal, buscando desenvolver uma visão ampla e integrada da administração, o programa favorece o debate sobre ética pública, eficiência e responsabilidade dos gestores municipais. Pioneiro no país, o programa oferecido em Santa Catarina contou com a adesão de nove prefeituras e 151 inscrições de vários estados brasileiros. Do total de inscritos, foram qualificados 81 candidatos e apenas 22 foram escolhidos, a partir de um processo seletivo, para preencher as vagas oferecidas. 

Em Rio Negrinho trabalharão Ana Paula Lima Ferreira, natural de Brasília, e Graduada em Administração Pública. Foi professora em curso de formação técnica, ministrando aulas de Gestão de Projetos e Gestão Patrimonial, dentre outras, nas quais lidou com temas como Gestão Estratégica, Plano Estratégico de Negócios, Análise de stakeholderes e gestão voltada para resultados. Trabalhou como Coordenadora de Pesquisas e Publicações elaborando e gerenciando projetos de pesquisa, bem como realizando a coordenação e edição da publicação de artigos e livros. Possui larga experiência na coordenação e organização de eventos, sendo responsável pela participação institucional em eventos como CONSAD e CLAD. Atuou na coordenação de projetos, além de ser organizadora e fundadora da Jornada Científica de Administração Pública – evento que ocorre na UNESP Araraquara e conta com gestores públicos e palestrantes de todo o Brasil. Possui experiência em divulgação institucional em mídias sociais e gestão de content marketing com publicações no Facebook, Twitter, LinkedIn e Youtube.

Também atuará na cidade Kawana Bonafini Sanches, natural de Londrina/PR, e graduada em outubro de 2016 em Gestão Pública pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trabalhou no Observatório de Gestão Pública da UFPB analisando processo metodológico à disposição do Poder Executivo Federal. Trabalhou também na Articulação Interinstitucional na Gestão Pública dos Municípios da Região Nordeste, estudando o consórcio público e suas dinâmicas. Trabalhou como voluntária na Universidade Federal da Paraíba, elaborando cursos sobre desenvolvimento e sociedades sustentáveis, sensibilizando alunos sobre desenvolvimento. Ainda na Fundação Escolar foi voluntária em cursos voltado ao desenvolvimento de liderança voltado para jovens universitários. Trabalhou também na Companhia de Água e Esgoto da Paraíba e na Diretoria Regional dos Correios da Paraíba. Além da faculdade, participou de cursos paralelos como de Elaboração de Projetos, Estágio na Câmara dos Deputados, Curso de Atos Normativos e do Programa Laboratório Recife. Fala inglês em nível intermediário.

Maria Luciana Biondo Silva, natural de Florianópolis, é outra participante do programa que atuará em Rio Negrinho. Ela possui graduação em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2000). Especialização (Lato Sensu) em Gestão de Pessoas nas Organizações pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Exerceu a função de Tutora Especialista na Tutoria de Ensino à Distância no Curso de Graduação em Administração Pública pelo Programa Nacional de Administração Pública ( PNAP) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou também como Tutora Especialista do curso de Especialização (Lato Sensu) de Gestão da Saúde Pública que resulta de uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina e a Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Saúde/Ministério da Saúde. Ministrou a Palestra Planejamento Estratégico voltado para a empregabilidade para os alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Atuou como co-autora na elaboração de material didático para a Editora Positivo em parceria com a Fabrico (2016). Atualmente integra o quadro funcional do Senac EaD. (Texto informado pelo autor)

 

Estrutura do Programa Qualifica

Dividido em três eixos: qualificação, boas práticas e excelência na gestão pública, o programa propõe no primeiro eixo qualificar os agentes políticos, por meio de cursos, palestras e seminários, no segundo momento identificar referências para serem disseminadas e compartilhadas pelas prefeituras e câmara dos vereadores e no terceiro eixo implantar processos e ações, com foco na melhoria da qualidade da gestão municipal e dos serviços públicos visando à consolidação de modelo de referência em gestão pública, que busca uma excelência.

 

 

Parceiros

O Projeto Qualifica conta com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Governo do Estado, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério Público de Santa Catarina (MP), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Corporativa do Banco do Brasil, União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Fundação Escola de Governo (ENA) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Imagens relacionadas

Prefeito apresenta projetos e metas para otimizar a gestão pública
Prefeito apresenta projetos e metas para otimizar a gestão pública
Prefeito apresenta projetos e metas para otimizar a gestão pública
Prefeito apresenta projetos e metas para otimizar a gestão pública
Nosso endereço
Av. Richard S. de Albuquerque, 200
Bairro: Centro Cívico
Rio Negrinho / SC
CEP: 89.295-000
Telefone
(47) 3646-3600
Prefeitura de Rio Negrinho