Rio Negrinho / SC - 29/04/2017

Equipe Coração Caliente vence Gincana da Saúde

Data de inclusão: 10/04/2017 12:31

Chegou ao fim na sexta-feira, dia 7, a Gincana da Saúde, organizada pela Prefeitura de Rio Negrinho, através da Secretaria de Saúde, e que envolveu todos os postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF). O objetivo do evento foi envolver as equipes e a comunidade em ações de conscientização de prevenção à saúde. E a vencedora foi a equipe Coração Caliente, da ESF de Volta Grande, que tratou o ema da hipertensão arterial.

Ao todo, oito equipes participaram das atividades, que surgiu por conta do Dia Mundial da Saúde, lembrado sexta-feira, dia 7, em todo o mundo, com objetivo de discutir questões relacionadas ao tema com a comunidade rio-negrinhense. Na final realizada no Centro de Excelência Evaristo Stoeberl, as equipes realizaram apresentações artísticas que foram avaliadas e contaram notas para o desempenho final.

Presente na final, o prefeito Julio Ronconi destacou o empenho de todos os participantes, que através das atividades envolveram as comunidades onde prestam atendimento e ampliaram as informações levadas. “Esta é uma semente que foi plantada e que mexeu com vocês e com a comunidade. E isso, por si só, já valeu a pena”, destacou ele. O vice-prefeito Beto Albuquerque e a secretária de Saúde Fátima Mendes Afonso igualmente parabenizaram todos os participantes.

O objetivo principal da gincana era tratar sobre temas relacionados à saúde não apenas com os funcionários da rede, mas também com a comunidade dos bairros. Assim, cada equipe teve a tarefa de realizar as atividades solicitadas junto com a comunidade local, como escolas, igrejas e empresas.

Durante toda a gincana foram realizadas atividades relacionadas a assuntos baseados nos indicadores de saúde, como saúde do trabalhador, saúde bucal, saúde mental, alimentação saudável, violência, Aedes Aegypti e autocuidado. As equipes montaram cartazes e painéis; realizaram atividades educativas, como exercícios físicos com a comunidade e elaboração de pratos saudáveis; apresentações artísticas, entre outras.

Equipes participantes

- Equilíbrio - ESF Vila Nova