Rio Negrinho / SC - 29/04/2017
Facebook

Notícias

AMUNESC

Boas práticas de Gestão Pública são compartilhadas no Congresso de Municípios

Data de inclusão: 17/03/2017 13:23

Na manhã de quinta-feira, 16, durante o XV Congresso Catarinense de Municípios, na Expoville, em Joinville, os prefeitos, vice-prefeitos e secretários de Administração das prefeituras do Estado, reunidos em oficina, compartilharam de experiências exitosas de prefeituras de Santa Catarina. A mesa, mediada pelo prefeito de Rio Negrinho e presidente da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), Júlio César Ronconi, foi composta nesta ordem: prefeito de Abdon Batista, Lucimar Antônio Salmória; prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes Neto; prefeito de Joinville, Udo Döhler; prefeito de Curitibanos, José Antonio Guidi; prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva; e prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann.

Para Julio Ronconi, a troca de experiências é muito importante para os prefeitos, principalmente aqueles que estão em primeira gestão. “São experiências extramente positivas e que deram novo ritmo de gestão às cidades. Nós, como gestores públicos, devemos buscar estes exemplos e tentar aplicá-los aos nossos municípios, conforme as possibilidades”, destacou ele, ressaltando que a atual conjuntura político-administrativa precisa de novas ideias, para dar mais agilidade e transparência às gestões. “Este é um anseio da população, que quer acompanhar o dia a dia e saber como e de que forma estão sendo aplicados os impostos”, ressaltou o prefeito de Rio Negrinho.

Utilizando como base a experiência da administração de Blumenau, o prefeito Napoleão Bernardes apresentou aos novos gestores públicos a missão de inovar, transformar e empreender. O município de Blumenau foi premiado com o melhor índice de Gestão Pública no Estado, atingindo 0,956, sendo a nota máxima 1,000. A cidade também alcançou o 5º lugar no Índice Geral Estadual, com 0,74 no Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS).  Para Bernardes, “é hora de simplificar as burocracias e gerar oportunidades que facilitem a vida de quem necessita dos serviços dos municípios. A transparência estimula a participação social e a informação compartilhada aproxima a sociedade da gestão exercida por seus representantes.”

Em sua segunda gestão no maior município do estado, Udo Döhler, explanou sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) de Joinville, que une digitalização e transparência municipal. “Estamos em constante evolução, não podemos nos acomodar ao processo. Por mais que tenhamos nos esforçado para sermos transparentes com nossos munícipes, ainda não é o suficiente. Desejamos mais. Queremos um espaço na prefeitura onde o cidadão possa acessar a prefeitura 24 horas por dia, como se faz hoje com a rede bancária”, falou. O SEI foi instituído em 2014 e é uma ferramenta de gestão que facilita a transmissão de processos e informações entre áreas e departamentos do município de Joinville, mas também pode ser utilizado externamente mediante solicitação de credenciamento de usuário munícipe, que facilitam o atendimento a ouvidoria e os processos de licenciamento.

O prefeito José Antonio Guidi apresentou medias de gestão adotadas no município de Curitibanos. A cidade vive um momento especial, com investimentos de grande porte em plantas industriais e, em especial, na sua estruturação como polo educacional. Sem deixar de lado outras atividades importantes como a agricultura, a madeira, que seguem em expansão, busca a consolidação de desenvolvimento sustentável inédito. “Nosso objetivo não é só deixar um legado, mas fazer com que os munícipes tenham orgulho do município onde vivem”, ressalta Guidi, que também falou sobre redução de custos, controle de horas extras, extinção da licença prêmio e recadastramento imobiliário.

Para o prefeito Antônio Salmória, de Abdon Batista, “investir na transparência estimula a participação social e aproxima a sociedade da gestão exercida pela administração municipal.” O Portal de Transparência do município foi lançado em 2015 e através dele a gestão divulga de maneira clara as ações que estão sendo desenvolvidas e as informações a respeito de receitas e despesas.

A prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, mostrou as medidas tomadas para redução de despesas na atual crise econômica, com ações nas áreas de Controle Interno, Ouvidoria e Gestão de Custos. “Aprendi que planejamento é a base de todo o nosso trabalho. Também precisamos adaptar as grandes ideias para o tamanho do nosso município e para a atual realidade econômica. Como mulher, apliquei os conceitos básicos da economia doméstica na prefeitura e tem dado certo. Sem orçamento justo e sucesso individual não se obtém êxito.”, declarou a prefeita.

Finalizando o momento com os novos gestores, o prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann, que conquistou o prêmio de melhor município do estado na área de educação, apresentou o case do Programa de Orientação Profissional. Em parceria com o Senai, o programa que deu seus primeiros passos em 2016, prepara os jovens estudantes de Luzerna para o mercado de trabalho: Educação para o mundo do trabalho – assegura melhores padrões de ensino para formar profissionais e cidadãos que atendam as demandas do mercado. “Se oportunizarmos aos adolescentes educação de qualidade, desenvolvimento da criatividade, empreendedorismo, acesso a cursos técnicos e profissionalizantes mais cedo em suas vidas, a chance de terem seus próprios negócios ou estarem no mercado de trabalho e serem bem sucedidos, é muito grande”, conclui o prefeito Diersmann.

 

Texto: Sidneya Foss, da AMUNESC.

Imagens relacionadas

Boas práticas de Gestão Pública são compartilhadas no Congresso de Municípios
Boas práticas de Gestão Pública são compartilhadas no Congresso de Municípios
Boas práticas de Gestão Pública são compartilhadas no Congresso de Municípios
Nosso endereço
Av. Richard S. de Albuquerque, 200
Bairro: Centro Cívico
Rio Negrinho / SC
CEP: 89.295-000
Telefone
(47) 3646-3600
Prefeitura de Rio Negrinho