Prefeitura quer ampliar produção leiteira em Rio Negrinho

13/03/2017 16:57

Em Rio Negrinho, o setor agropecuário representa uma importante fatia da economia local. Atualmente, somente a produção leiteira movimenta em torno de R$ 350 mil ao mês, e envolve principalmente pequenos produtores rurais. Agora, a Prefeitura de Rio Negrinho quer incrementar esse setor, dando suporte e promovendo ações que ampliem a produção leiteira, com previsão de dobrar esse faturamento a curto/médio prazo.

As formas de se conseguir isso foram o tema central de uma reunião realizada na sexta-feira, dia 10, na Prefeitura, e que envolveram as secretarias de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, e da Epagri. “Estamos numa região favorável e já fomos uma grande banco leiteira na região e pretendemos resgatar isso”, frisou o secretário de Agricultura e vice-prefeito, Beto Albuquerque. Conforme ele, a agricultura familiar responde por 90% dos produtores de leite. “Queremos ajudar o nosso produtor na produção de leite a pasto, para que eles tenham um produto diferenciado e assim agregar mais valor e aumentar sua renda”, explicou ele.

Uma das ações já programadas ocorre nesta quinta-feira, dia 16, quando a Prefeitura, em parceria com a Epagri, fará a entrega de mudas de pasto perene. “A partir dessa entrega esperamos conseguir multiplicar e contribuir com mais agricultores interessados”, explicou Beto.

Durante a reunião também foi tratado sobre o turismo rural, um setor que igualmente vem crescendo bastante e que passará a ter mais atenção da Prefeitura, já que representa uma importante fonte de renda para as propriedades. A ideia é que mapeamento dos atrativos sejam realizados em breve. Participaram da reunião a gerente regional da Epagri Bernadete Grein, o coordenador da Epagri  Valdomiro Sudoski, o engenheiro agrônomo Vitor Mendes Lehmkuhl, o gerente de Desenvolvimento Sustentável e Agricultura Wolfran Bahr, e ainda o coordenador de Desenvolvimento Econômico Leandro Liberado e a chefe de divisão da Secretaria de Agricultura Núbia Lafaiette.