Rio Negrinho / SC - 23/11/2017

Rio Negrinho participa do Fórum DEL

Mais de 40 cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo participam do 3º Fórum DEL, evento que começou na tarde desta terça-feira, 7, e prossegue nesta quarta, e que discute o desenvolvimento econômico local. A programação contou com a palestra da cientista social e política Elis Radmann e apresentação dos resultados positivos do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL). Da Prefeitura de Rio Negrinho, participaram o prefeito Julio Ronconi e o coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Leandro Liberato.
Data de inclusão: 08/03/2017 11:17

Alexandre Ruscheinsky, vice-presidente da FACISC para o Programa DEL destaca que o evento serve como um momento de compartilhar exemplos e socializar informações a respeito de uma das iniciativas que mais trazem resultados para os pequenos municípios.

O diretor financeiro da Facisc e responsável pela implantação do DEL em Santa Catarina, Doreni Caramori Jr., destacou o papel dos voluntários que atuam no programa nas 17 cidades de SC. “São mais de 1 mil pessoas trabalhando em prol de uma mudança significativa nesses municípios.  Já são muitos resultados para comemorar”, enfatiza. Ele ainda complementa: “Esses voluntários conseguem elencar as necessidades de suas cidades, as planejam para os próximos 20 anos, além de governo. Elas são pensadas para o melhor, para o futuro”.  O DEL é desenhado especificamente para agentes do setor público, para os líderes empresariais e líderes sociais que atuam no município. “Este evento tem o objetivo de mostrar os resultados práticos do Programa”, ressalta.

Elis Radermann falou sobre o que a população pensa e o que ela espera. “É imprescindível conhecer onde estamos e planejar para onde queremos ir”, destaca a palestrante. A palestra destacou que a sociedade vive um momento de transformação que está impactando em todas as instituições sociais, começa na família, passa pela escola, atinge as empresas, a entidades de classe e, principalmente, os três poderes.  “A decepção, o ceticismo e a descrença tornam-se parte de nossa rotina. As pesquisas realizadas pelos cientistas do IPO – Instituto Pesquisas de Opinião mostram que quando a confiança nas instituições diminuí aumenta a descrença e cada vez “as pessoas confiam menos umas nas outras”. Na última década houve muitos avanços. De um lado se teve acesso a bens de consumo duráveis, acesso à educação e grandes avanços na área da tecnologia, com uma ampla interação social. Há descobertas importantes na área médica que possibilitam uma melhor qualidade de vida e avanços jurídicos que estabeleceram vários diretos.

“De outro lado vivemos a pior crise desde de abertura democrática que está baseada em quatro lógicas: crise política (com ápice na Lava Jato), crise econômica (com aumento inflação e diminuição do poder de compra), crise da segurança (com aumento da sensação de segurança), e crise social (com aumento do individualismo).  A palestra debateu a atual conjuntura social e política e o papel do DEL (Desenvolvimento Econômico Local) como um programa que contribui no resgate dos pilares do homem em sociedade: valores, crença e propósito.

O Fórum é uma realização da Facisc que conta com o apoio financeiro da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina. Este seminário atende a atividade de desenvolvimento local.

Rio Negrinho participa do Fórum DEL
Nosso endereço